Notícias

Alunas da Faccat analisam material reciclável recebido pela COORETUP 30/05/2018

A sustentabilidade é assunto necessário e urgente. Diante de tantos problemas ambientais, a busca por ações que não prejudiquem o planeta torna-se peça fundamental para o convívio em sociedade nos tempos modernos. 

Partindo desse princípio, as alunas Fernanda Cristina do Rosário Sousa, Leticia Alves de Almeida, Luana Rigoldi Saccomani e Talia Maria Marcelino Vilela, do 3º termo de Engenharia de Produção da Faccat, desenvolvem projeto de iniciação científica que visa a identificar como a população tem separado os materiais recicláveis, buscando conhecer as áreas dos municípios que menos contribuem para a coleta seletiva de lixo, realizada atualmente pela Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã– COORETUP.

A Cooperativa surgiu em 2001 com o projeto “Reciclar é Legal”, da Prefeitura da Estância Turística de Tupã. Atualmente conta com 38 cooperados e a maior dificuldade enfrentada na realização do trabalho é que grande parte do material recebido chega à cooperativa com um alto índice de material orgânico e de materiais suscetíveis à contaminação por conta do descarte inadequado.

A má qualidade do material separado nos domicílios tupãenses faz com que os cooperados tenham de separar novamente materiais, dificultando o trabalho e consequentemente acumulando resíduos nas dependências da Cooperativa.

O acúmulo faz com que muito material reciclável seja perdido, pois o fato do lixo vir misturado com matéria orgânica faz com que esta entre em processo de decomposição e prejudique aqueles materiais passíveis de serem reciclados. Ao final do processo todo o material segue para o aterro sanitário, gerando um descarte final superior ao adequado para este local.

Sendo assim, o objetivo da iniciação científica desenvolvida pelas alunas é identificar a composição gravimétrica do material que chega à Cooretup. Por este método é possível analisar e classificar a composição do lixo quanto à presença de material orgânico, plástico, metal, papel, madeira, material têxtil e outros e, posteriormente, quantificar cada um deles.

Para isto as alunas dividiram o município em seis grandes áreas (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste, Centro e Distritos) e analisarão a porcentagem de cada tipo de material que chega à Cooperativa de acordo com cada área da cidade.

Além de proporcionar dados primários para futuras pesquisas, a pesquisa poderá orientar atividades de conscientização desenvolvidas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em relação ao descarte de resíduos.

A ideia é promover um estudo mais amplo, de acordo com as diferentes áreas do conhecimento de cada curso da Faculdade Faccat, e proporcionar uma melhora no sistema de gerenciamento dos materiais recicláveis do município, buscando melhorar o desenvolvimento sustentável local.