Notícias

Alunas de Administração da FACCAT desenvolvem pesquisa sobre indicadores de qualidade 05/11/2017

Alunas do curso de Administração das Faculdades FACCAT participaram do Congresso Científico da UNIFAI, onde apresentaram o trabalho “A importância dos indicadores de qualidade para as empresas de Tupã”. A exposição do tema ocorreu no dia 25 de outubro.

O trabalho, desenvolvido pelas alunas Loane Ferrari Garcia, Mariane Mota da Silva, Tainara de Sousa Carvalho, Taís Rocha Manzano e Tamires Gabriele da Silva, teve por objetivo demonstrar a importância dos indicadores de qualidade para que as empresas busquem pela competitividade no atual cenário, onde a rentabilidade garante maior sustentabilidade para o negócio por meio de produtos e serviços com alto valor agregado.

Para desenvolver o trabalho, as alunas realizaram uma pesquisa quantitativa com o objetivo de verificar na prática como ocorre a utilização dos indicadores de qualidade nas empresas de Tupã. A pesquisa realizada foi produzida por meio de entrevista com perguntas objetivas e dissertativas em cem empresas dos ramos da indústria, da prestação de serviços e do comércio. O intuito foi verificar se as mesmas têm adotado a utilização de indicadores de qualidade.

Segundo o coordenador do curso de Administração da FACCAT, professor Fabiano Neves, a produção científica é de extrema importância para todos os envolvidos no meio educacional. “É uma forma de proporcionar aos nossos alunos a possibilidade de aprofundar os estudos em áreas específicas e cruzar esse conhecimento científico com as condições locais. Isso torna o trabalho ainda mais rico e importante, trazendo novas oportunidades e gerando mais material para futuras pesquisas científicas”, destacou.

O professor Fabiano destacou que a FACCAT a participação de congressos científicos fortalece os trabalhos de conclusão de curso. “Temos como meta ampliarmos a participação dos alunos em eventos científicos. Agradeço o apoio da direção da FACCAT, dos professores e principalmente do grupo, que aceitou o desafio e produziu um trabalho científico de tema extremamente importante para a área da administração. Também agradeço a colaboração dos empresários locais em receber o grupo e participar dessa pesquisa. Temos certeza de que essa integração com comunidade local produz excelentes frutos”, disse.