Notícias

Alunos de Jornalismo e Publicidade da FACCAT participam da 16º FESTAETT 23/05/2017

Na noite do dia 22 de maio, os alunos do 1º semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade prestigiaram a peça Prometeu Acorrentado do grupo Cia dos 13 de São Paulo. O 16º Festival Nacional de Teatro de Tupã teve início no dia 20 de maio e terminará no dia 27 de maio.

Prometeu acorrentado é uma tragédia grega que fazia parte da trilogia composta pelas tragédias Prometeu acorrentado, Prometeu libertado e Prometeu portador do fogo, e foi a única que destas permaneceu. É um mito grego bastante representativo na leitura do passado e do presente histórico. Seu grande significado está relacionado com a condição humana e a criação da cultura. A peça teatral é de autoria de Esquilo, um tragediógrafo grego do século V a. C, e foi dirigida por Nanda Nunes.

Os alunos sentiram-se bem motivados com a proposta de extensão da aula de Redação e expressão oral. Assistir à peça representou para alguns o primeiro contato com a arte teatral profissional e, para a maioria, a oportunidade de apreciar e discutir um texto de qualidade, que mantém total diálogo com a mitologia grega.

Segundo o aluno Leandro Mânfio, do I semestre do curso de Publicidade “apesar da complexidade do texto, o desempenho e a expressão dos atores possibilitaram a compreensão da peça”. O aluno Istalone Felipe, do I semestre de Publicidade e propaganda, considera esse o primeiro contato com a representação de tragédias gregas “fiquei tão interessado que lerei o texto completo de Ésquilo”. Já os alunos Luís Guilherme e Lucas Leonardo do I semestre de Jornalismo, após assistirem à peça, tiveram maior compreensão da mitologia grega e apreciaram ainda mais o gênero tragédia, adentrando tanto à dramaturgia quanto à proposta cênica. Por fim, o aluno Flávio Eduardo, do I semestre de Jornalismo, considerou que apesar do espaço, o espetáculo foi muito bem representado pelos atores da Cia dos 13, apreciando também o cenário e o figurino minimalista.

Para o coordenador do curso e para a professora de Redação e expressão, professores doutores Roberto Reis e Luciana Leal, apesar de muitas vezes não receber o devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura e de outrem. Eles consideram que todos devem aproveitar a oportunidade e apreciar o festival, pois esta pode ser uma grande experiência de vida e formação artística e estética.