Notícias

FACCAT participa do encontro da Liga das Universidades Leitoras 06/07/2017

Alunos destacam a importância do Clube da Leitura


 

A FACCAT participou do encerramento do 1º Ciclo/2017 da Liga das Universidades Leitoras, que ocorreu no dia 24 de junho, em São Paulo. A iniciativa reuniu todas as instituições de ensino superior que fazem parte do Clube de Leitura, mantido em parceria com a Editora Companhia das Letras.

O encerramento do primeiro ciclo de leituras contou com a participação do escritor João Anzanello Carrascoza, autor do livro “Aos 7 e aos 40”. A obra é a história de uma vida contada em dois tempos, infância e meia-idade, de maneira a sublinhar a distância irrecuperável, aberta pela passagem de cada dia, entre o que fomos e aquilo que nos tornamos.

Na FACCAT, o Clube de Leitura é coordenado pela professora doutora Luciana Ferreira Leal, coordenadora do curso de Pedagogia e do curso de Letras Libras. “O projeto tem por objetivo promover a democratização do acesso à leitura e à experiência da leitura, contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo, bem como criar espaços de compartilhamento e troca de conhecimentos e interpretações”, explicou.

No primeiro semestre, o Clube de Leitura trabalhou com os seguintes livros: “Na praia”, de Ian McEwan; “Dois irmãos” (HQ), adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá; “Memória por correspondência”, de Emma Reyes; e “Aos 7 e aos 40”, de João Anzanello Carrascoza.

Impressões

“Descobri o Clube de Leitura por meio de uma amiga, ela começou me falar dos livros que lia. E quando comecei a faculdade meu primeiro interesse era saber do clube e fazer parte dele. Fazer parte do clube proporciona ler livros de autores maravilhosos. Muitos alunos do clube aprenderam a gostar de ler fazendo parte do clube. Outros, que já são leitores, tiveram a oportunidade de lerem os melhores livros já lidos”, disse a aluna do curso de Pedagogia, Maira Cavalcanti.

“O encontro da Liga das Universidades Leitoras em São Paulo foi enriquecedor para nossa formação diante a troca de experiências entre os clubes de leitores sobre os  livros lidos desse semestre.  Também, valeu muito a pena irmos a São Paulo e conhecer o escritor João Anzanello Carrascoza pessoalmente, e ouvir as suas experiências de vida como escritor”, aluna do curso de Pedagogia, Juliana Pereira.

“Foi muito importante ler o livro "Aos 7 e aos 40" e poder ter esse contato com o autor. Pude assim ampliar meus conhecimentos. O Clube de Leitura me inspira a ler outros livros e conhecer outros autores”, disse o aluno de Jornalismo, Luís Guilherme.

“Ir ao encontro com o escritor foi mágico! Pudemos conhecer todo o processo que ele percorreu para chegar ao livro e ainda desvendamos algumas curiosidades que tínhamos em relação ao livro e ao escritor. Agora o livro tem outro valor para nós”, comentou a aluna da pós-graduação em Literatura, Camilla Zacharias Minerva.

Liga

Em 2015, a Companhia das Letras criou a Liga das Universidades Leitoras, um grupo de cinco faculdades – Faculdades Campos Salles, Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT), Instituto Singularidades, Faculdades Sumaré e Universidade Cruzeiro do Sul (UnicSul).

Segundo a professora doutora Luciana Leal, o Clube de Leitura terá continuidade neste segundo semestre. “A curadoria, formada pelas professoras mediadoras, será realizada agora em julho para definirmos os títulos”, informou.