Notícias

Professor da Faccat participará de congresso na Universidade da Costa Rica 19/03/2018

O Professor Dr. Roberto Reis, docente e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faccat, apresentará seu trabalho no XIV Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação -  Alaic, que acontece de 29 de julho a 1 de agosto na Universidade da Costa Rica.

O trabalho do docente, cujo título é “Jornalismo, proximidade e desenvolvimento regional na Alta Paulista – São Paulo”, trata de aspectos da atividade jornalística na faixa territorial denominada Alta Paulista e as relações com os processos de desenvolvimento econômico, social e humano, além de discutir as práticas do “jornalismo de proximidade” nos municípios da região.

Segundo Roberto Reis, “é uma reflexão inicial de um projeto mais amplo que visa identificar e analisar os meios de comunicação que atuam na perspectiva regional, suas contribuições – ou não – aos processos de desenvolvimento e, ainda, as impressões dos jornalistas da Alta Paulista”. O projeto na íntegra está em processo de registro no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Para o professor, a proposta visa ampliar a visibilidade do trabalho de pesquisa em comunicação que é realizado na Faccat e a participação no congresso é uma possibilidade de intercâmbio de informações com outros pesquisadores que tratam de temáticas semelhantes. “É sempre importante expormos nossos trabalhos em eventos como este e estabelecermos diálogo com outros pesquisadores. As ideias saem enriquecidas dos congressos”, destaca Roberto Reis que pesquisa as temáticas relativas à questão regional desde 2003.

O congresso da Alaic acontece em países do Caribe e da América Latina. Esse ano, o evento acontecerá na Universidade da Costa Rica. O tema central em 2018 será “Horizontes de inclusão, equidade e democracia”.

A Associação Latino-Americana de Pesquisadores de Comunicação (ALAIC) conta com aproximadamente três mil pessoas afiliadas e organiza, de dois em dois anos, um congresso internacional.