Notícias

Professora da FACCAT apresenta pesquisa científica em Simpósio de Literatura no Paraná 07/12/2017

A professora doutora Luciana Leal, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras das Faculdades FACCAT, apresentou pesquisa científica no Simpósio Literatura Infantil: leitores e leituras contemporâneas, promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), entre 22 e 24 de novembro, no campus de Cascavel. O evento reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O simpósio fez parte do  IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLH), do III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL) e do II Congresso Internacional de Leitura e Literatura infantil e juvenil da Rede Paranaense de Leitura (REDE) que ocorreram de 22 a 24 de novembro na UNIOESTE de Cascavel.

A professora Luciana Leal escreveu o artigo “O menino no sapatinho, de Mia Couto e a função humanizadora da arte”. “O objetivo do trabalho consiste em analisar as funções da Literatura, de acordo com Antonio Candido em A Literatura e a formação do Homem, no livro O menino no sapatinho, de Mia Couto. Trata-se de um conto de Natal, mas de um Natal que pode ser vivenciado todos os dias em muitos países do mundo”, explicou a professora.

Segundo a professora, de tão pequeno o menino e de tão miserenta a vida, o berço que coube à personagem foi o sapato do pai, desempregado e bêbado. Na quentura da palmilha, ele aprendia já o lugar do pobre. Mas, corrido o ano e chegado o tempo em que o sapatinho costuma ser mais do que um berço pobre – a noite de véspera do Natal – vem a possibilidade de um milagre. “Com linguagem altamente poética, reinventada e envolvente, o livro é de encantamento. Longe de se tratar de simples história infantil, esse livro é belo, movente, cutucante”, disse.

Com base nos estudos de Antonio Candido, a professora Luciana identificou três funções exercidas pela Literatura, são elas: função psicológica, função formadora e função social, as quais, em seu conjunto, denomina de função humanizadora da Literatura. As três funções podem ser analisadas no livro O menino no sapatinho, de Mia Couto, em que texto e ilustração se juntam para tratar da literatura infantil.

A professora Luciana agradeceu o apoio da direção das Faculdades FACCAT que tem incentivado projetos de iniciação científica.