Notícias

Projeto Interfaces recebe o jornalista e apresentador Mário Motta 23/02/2017

Atividade reuniu alunos do curso de Jornalismo da FACCAT


O jornalista e apresentador do Jornal do Almoço, da RBS TV, Mário Motta participou o projeto Interfaces, desenvolvido pelo curso de Jornalismo das Faculdades FACCAT. A atividade, realizada no dia 16 de fevereiro, contou com a participação dos alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo.

Mário Motta é filho do radialista paulista Mário Pinto da Mota ("Motinha") e de Nair de Campos Motta (Nhá Fia), que apresentavam o programa "Na Serra da Mantiqueira" na Rádio Bandeirantes de São Paulo, na década de 50. Após seu nascimento, o casal deixou o rádio e passou a viajar pelo interior do Brasil à frente do Circo Teatro Motinha e Nhá Fia. Ainda criança, Mário Motta trabalhou no circo de seus pais, apresentando números de acrobacias, trapézio, atuando como palhaço, entre outros. Chegou a estrelar ainda o filme Maria 38, de 1960, dirigido por Watson Macedo. Com o fim do circo em 1965, a família se fixou na cidade paulista de Tupã.

Formou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista, em 1973, de onde seguiu ingressando no magistério. Iniciou a carreira radialista na Rádio Piratininga, de Tupã, onde realizou diversas funções.

Em 1975, mudou-se para Santa Catarina onde trabalhou como professor de educação física em Lages. Nesse período também trabalhou na Rádio Princesa e Rádio Clube de Lages como locutor esportivo. Iniciou seu trabalho na televisão cinco ano mais tarde, ao ingressar na TV Planalto de Lages. Assumiu a Chefia do Serviço Pedagógico da Educação Física na Secretaria de Estado da Educação e do Desporto em Florianópolis, em 1986. Paralelamente, nesse mesmo ano, coordenou o jornalismo da sucursal da TV Planalto em Florianópolis. Pouco tempo depois foi contratado pela RBS TV, onde atua desde então como âncora do Jornal do Almoço, do programa Notícia na Manhã na rádio CBN Diário e colunista no Jornal Hora de Santa Catarina.

Durante a palestra, Motta compartilhou suas experiências no rádio e na TV. O jornalista chegou a apresentar o programa Rotativa no Ar, na época, na Rádio Piratininga, hoje Rádio Tupã. Relembrou entrevistas e a cobertura do funeral do fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão.

Além dos alunos, a palestra contou com a presença do proprietário da Rádio Tupã AM e FM, Juan Fonseca, do coordenador do curso de Administração da FACCAT, José Carlos Magnani, e do operador de áudio e vídeo da TV Câmara, Dernival Manfio.

Projeto Interfaces

O professor Tiago Pettenuci explicou que o Interfaces é um projeto interdisciplinar do curso de Jornalismo que tem por objetivo promover estudos, discussões, reflexões e a prática jornalística. “O projeto Interfaces se desenvolve por meio de palestras, entrevistas e debates”, informou.

Do ponto de vista pedagógico, o professor Tiago Pettenuci explicou que o projeto Interfaces possui os seguintes objetivos: fortalecer a cultura jornalística; favorecer a prática textual; permitir que os alunos pratiquem as técnicas de entrevista; e promover encontros que possibilitem novas perspectivas da sociedade e da prática jornalística.

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades FACCAT, doutor Roberto Reis, agradeceu o apresentador Mário Motta por ter aceitado o convite de participar do projeto Interfaces e ter compartilhado sua experiência sua experiência profissional com os alunos do 5º semestre. O professor também agradeceu o apoio da direção da FACCAT no desenvolvimento deste projeto.