Notícias

V Ciclo de Comunicação da Faccat começa na próxima quarta-feira 26/04/2018

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Faccat realizam nos dias 2, 3 e 4 de maio, o V Ciclo de Comunicação (CicomFac). O evento conta com palestrantes renomados na área, que compartilharão com os alunos o conhecimento adquirido em sua formação e trajetória profissional.

Neste ano o Ciclo acontece no primeiro semestre e não no final do ano, como de costume. A mudança foi estratégica, sendo possível realizar o Ciclo antes de dois eventos importantes, a Copa do Mundo e as Eleições presidenciais, possibilitando o debate entre acadêmicos e profissionais sobre temas que estarão na ordem do dia da sociedade, e que são de extremo interesse aos alunos e profissionais da comunicação.

O Ciclo está em sua 5ª edição, em anos anteriores o evento já contou com a participação de Jaqueline Frizon (repórter da TV TEM), Madeleine Lacsko (jornalista ex - Jovem Pan), Gilberto Kassab (Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Dênilson Mônaco (Chefe de Redação e Coordenador de Produção de Rede da TV TEM), entre outros profissionais renomados.

O CicomFac começa no próximo dia 2, às 19h30. No primeiro dia de palestras, apresenta-se no auditório das Faculdades Faccat José Siquiéri Filho, radialista, jornalista e publicitário na comunicação há 30 anos. Começou no rádio, trabalhou durante 21 anos na TV Bandeirantes e atualmente é diretor comercial da TV Record Paulista. Também no dia 2 acontece a conferência da jornalista e apresentadora de TV Alessandra do Valle que por dois apresentou o Show do Esporte e o programa Esporte Total na Band em Rede Nacional. É filha de Luciano do Valle e atualmente realiza projetos especiais para a Record TV. É proprietária da Valle Mídia, agência especializada na captação de formadores de opinião.

 

QUINTA-FEIRA

A programação do V Ciclo de Comunicação Faccat segue com a palestra de Ramon Barbosa Franco, que é jornalista e escritor. Trabalhou como correspondente da Folha de S. Paulo e jornais da região. Autor de diversos títulos, atualmente é assessor de imprensa da Presidência e Câmara Municipal de Marília e articulista de jornais e portais da região de Marília, Bauru e Araçatuba.

Ainda no dia 3, André de Carvalho, mestre em Comunicação e Semiótica, realizará sua palestra. André é Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, professor de Semiótica e Teorias da Comunicação, tradutor, revisor e redator.

 

SEXTA-FEIRA

No último dia de palestras, mais duas apresentações. Lucas Carvalho, jornalista, aos 15 anos foi o colunista mais jovem do jornal Folha da Região, escrevendo artigos semanais voltados ao público adolescente. Iniciou sua carreira em TV como repórter do SBT Interior, trabalhou na emissora araçatubense por seis anos. Também teve passagem pela Rádio Excelsior FM, onde comandou programas de variedades e entrevistas. Atualmente, é repórter da Record TV, em Bauru. Além de reportagens locais, também faz participações diárias, ao vivo, no SP no Ar para todo o Estado de São Paulo. Eventualmente, também apresenta o Balanço Geral para mais de 100 cidades do interior paulista.

Encerrando o V Ciclo, haverá a apresentação de Rosana Gonçalves Oliveira Rocha, mestre em design e especialista em gestão empresarial. Rosana é designer e publicitária na empresa 2Design e Publicidade de Bauru.

 

O professor da Faccat Márcio Duarte, membro da comissão organizadora do evento, destacou que “O evento vale como um termômetro do mercado, mostrando aos alunos para o que acontece nas áreas de atuação, sendo a oportunidade de colocar os profissionais e os alunos frente a frente, possibilitando a identificação com a futura profissão”.

O professor da Faccat José Rogério, também membro da comissão organizadora, enfatizou que o Ciclo tem como objetivo colocar os futuros profissionais de comunicação em contato direto com pessoas que já atuam nos campos profissionais. “Esta troca de experiências é fundamental para que nossos alunos entendam a dinâmica do mercado e saibam das novas oportunidades. Certamente teremos profissionais mais preparados e conhecedores das novas oportunidades que estarão surgindo num futuro bem próximo”, disse.

O Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Faccat, professor Roberto Reis observa que o Ciclo de Comunicação é sempre uma ótima oportunidade para fortalecer o diálogo entre os acadêmicos e profissionais que vêm compartilhar experiências cotidianas no Jornalismo e na Publicidade. “É um momento de diálogo necessário, sobretudo porque as dinâmicas de produção em ambas as áreas, senão em toda área de comunicação, estão mudando. É importante que nossos alunos aproveitem a oportunidade como uma extensão do que é visto em sala de aula e, também, reflitam sobre o papel que têm e terão nos campos profissionais.”