Notícias

Mercado de trabalho foi o tema principal do V Ciclo de Comunicação 10/05/2018

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Faccat realizaram, de 2 a 4 de maio, a quinta edição do Ciclo de Comunicação – CicomFac.

O Evento acadêmico contou com seis palestrantes e o ponto em comum entre todas as apresentações foi o mercado de trabalho atual em diversos segmentos da área de comunicação.

Na quarta-feira, a jornalista Alessandra do Valle e o diretor comercial da TV Record Paulista, José Siquiéri Filho, trataram do cenário televisivo e das possibilidades de ingresso no jornalismo esportivo e regional, dando ênfase à valorização dessas duas vertentes.

Na quinta-feira, o jornalista Ramon Barbosa Franco tratou do jornalismo impresso e as oportunidades que o meio oferece para a inserção no mercado de trabalho. Ainda na quinta, o mestre em Comunicação e Semiótica André de Carvalho analisou peças publicitárias e os sistemas de significação nelas presentes.

Na sexta-feira, o jornalista Lucas Carvalho, da TV Record Paulista, falou sobre sua carreira apontando as dificuldades e obstáculos enfrentados em sua trajetória profissional. Carvalho também compartilhou suas experiências nos bastidores e passou dicas e orientações aos jornalistas em formação. No encerramento do evento, a mestre em design e especialista em gestão empresarial Rosana Gonçalves Oliveira Rocha apresentou conceitos em logomarcas e debateu sobre a valorização do profissional de comunicação.

Para o professor Márcio Duarte, integrante da Comissão Organizadora do V Ciclo de Comunicação, o evento se compromete em buscar profissionais de destaque na área de jornalismo e publicidade para colaborar com a formação dos alunos, indicando e expondo diversos segmentos de atuação dentro do mercado de trabalho. Ainda segundo o professor Márcio, “o evento superou as expectativas”.

A quinta edição do Ciclo de comunicação será transmitido na íntegra, em breve, pela Rádio Faccat. O evento contou com o apoio técnico de Claudemir Francisco e Gláucio Tolentino.