Notícias

Na próxima segunda-feira, começa a 2ª Semana Acadêmica de Engenharia de Produção na Faccat 07/05/2018

Entre os dias 14 e 18 de maio, acontece nas Faculdades Faccat, a 2ª Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, que terá como tema a Segurança e Saúde no Trabalho: desafios, tendências e perspectivas. O evento acadêmico tem como público alvo alunos da graduação, professores, empresários locais e profissionais da engenharia.

O objetivo do evento é promover a difusão de conhecimento técnico, de negócios, de equipamentos e sobre o mercado, com o objetivo de aumentar a aproximação dos alunos com as novas tendências da área de segurança do trabalho para o segmento da engenharia de produção.

A segurança do trabalho é um tema relativamente recente em nossa sociedade, que começou a se desenvolver no período entre as duas Guerras Mundiais. É uma das temáticas que mais vem crescendo ao longo dos anos, principalmente pelos números de acidentes e adoecimentos em consequência do trabalho, que apesar do decréscimo ano a ano, ainda se apresentam elevados. Os acidentes e adoecimentos além de afetarem à saúde do trabalhador, afetam também a produtividade da empresa e os cofres públicos.

De acordo com o Anuário da Previdência Social de 2016, o total de acidentes registrados pelo setor da indústria corresponde a 38,16%. Sendo assim, o profissional, engenheiro de produção, pode atuar neste campo aplicando este conhecimento em segurança do trabalho em projetos de fábricas, de serviços ou na própria linha de produção, de forma a gerenciar os riscos existentes para garantir um ambiente de trabalho seguro aos trabalhadores e consequentemente aumentar a produtividade da empresa. Além disto, ele pode utilizar este conhecimento em projetos de novos produtos a fim de garantir segurança ao consumidor final.

Segundo a Professora Natália Dadario, integrante da comissão organizadora do evento: “Um dos principais campos de atuação do engenheiro de produção é a indústria, que é um dos setores que mais geram acidentes de trabalho. Assim abordar este tema na Semana Acadêmica da Engenharia de Produção, é fundamental para demostrar a importância que a gestão da saúde e segurança do trabalho tem na profissão do Engenheiro de Produção para assegurar um ambiente seguro a todos os trabalhadores que este líder supervisionará. Além disto, o evento é aberto, proporcionando a divulgação e troca de experiências sobre o setor a todos os empresários e funcionários das empresas do município, além daqueles que se interessam pelo setor.”

Confira a programação do evento: http://www.faccat.com.br/eventos-academicos/2-semana-academica-de-engenharia-de-producao/

A participação no evento acadêmico é gratuita. As inscrições devem ser feitas até dia 13/05/2018, pelo site: https://goo.gl/forms/kjkZ7YpguC1SaVLv2