Notícias

Professores recomendam o curso de pós-graduação em Literatura e Ensino da FACCAT 30/07/2018

As Faculdades FACCAT mantêm inscrições abertas para curso de especialização Lato Sensu em Literatura e Ensino. A pós-graduação é destinada aos profissionais das áreas de Letras, Pedagogia, Comunicação e demais segmentos que busquem aprimorar o conhecimento sobre o ensino da Literatura.

Segundo a professora Dra. Luciana Ferreira Leal, coordenadora do curso de pós-graduação em Literatura e Ensino, a especialização tem como objetivo oferecer uma visão ampla, atual e diversificada sobre a literatura, revendo conceitos teóricos e discutindo o ensino e pesquisa. Busca ainda aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre as diferentes modalidades do texto literário.

            Com relação ao sucesso do curso, a professora Dra. Luciana Leal diz que os participantes, após a conclusão da especialização, ou até mesmo durante a realização da pós, já demonstram interesse em seguir na formação, pois as disciplinas ofertadas abrem novas perspectivas. “Nossos alunos das turmas anteriores partiram para o mestrado antes mesmo do término da especialização e já concluíram suas formações, tanto na pós quanto no mestrado e consideram que foi a participação no curso que lhes mostrou este novo horizonte em suas formações”, disse.

            O jornalista e professor da área de comunicação José Rogério Silva diz que a pós-graduação foi o indutor de sua entrada e conclusão do mestrado, pois foi durante o curso que tomou maior contato com a importância de continuar estudante, aperfeiçoando e se qualificando. “Digo a todos, quem está se formando, os que já estão há mais tempo e qualquer pessoa que tenha uma formação na área de humanas, faça a pós graduação, pois nos tornamos outro profissional. Foi a partir daí que retomei meu antigo sonho de fazer o mestrado e estes foram os melhores anos em minha formação. Hoje sei que estou mais preparado para ensinar, para aprender e para viver novos desafios profissionais. Venham conhecer o curso e sei que irão se apaixonar”, disse.

A professora Marcimiliana Aparecida Moureira, contadora de histórias e professora na escola João Geraldo Iori, diz que sempre gostou da leitura e decidiu cursar uma pós-graduação, pois o hábito da leitura precisava ser estruturado. Buscou na especialização em Literatura e Ensino, oferecida pela FACCAT, a oportunidade para, segundo ela, mergulhar de corpo e alma nos livros.  “Tive um encontro com Fernando Pessoa e descobri que na literatura havia alhures e que só esses alhures podiam dar algum sentido ao lugar onde, por acaso, eu tinha nascido. Encontrei-me com Manoel de Barros, com ele aprendi a passar pelas coisas miúdas e me encantar, aprendi a ser outros. Cora Coralina me ensinou  a fazer versos com as  pedras que me esmagam pelo caminho. Com Mario de Andrade viajei. Quantas aventuras! Conheci Macunaíma, o herói, desprovido de qualquer valor moral. Conheci tantos outros autores e aprendi tantas outras coisas enfatizou, dizendo que o mais importante foi que por meio do curso Literatura e Ensino aprendeu a selecionar livros com boa qualidade literária e encantar seus alunos”.

A professora Kátia Giglio, diretora do Colégio Objetivo de Tupã, disse que fazer a pós em Literatura e Ensino foi gratificante e considera que todos os professores que ministram aulas teriam a obrigatoriedade de passar por este curso, pois a competência leitora e escritora é formação obrigatória de todos os profissionais da educação independente da matéria lecionada. “As aulas são dinâmicas, os professores excelentes, bem preparados e o conteúdo ministrado envolvente. Você aprende como ensinar literatura. O que é ensinar a ler. Os textos e livros abrem um mundo que faz você pensar, se posicionar, refletir”.

Ana Estela Ferreira, professora de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Professor Altino Arantes, em Quintana, também foi aluna do curso. “A oportunidade de me especializar em Literatura e Ensino apareceu quando eu ansiava por voltar a estudar e não encontrava uma linha em que pudesse me inserir, dessa forma, durante o curso pude aprofundar-me como profissional, pois me permitiu aperfeiçoar e compreender melhor o ensino de leitura e literatura em meu trabalho como professora. Bem como, e com gratidão, a especialização conduziu-me academicamente e foi fundamental para meu ingresso no Mestrado em Educação, na Unesp de Marília, o qual finalizei este ano”.

A professora Adriana Corral disse que as histórias sempre alimentaram sua imaginação, assim como os sorrisos e olhares daqueles que as ouvem quando está contando histórias. “Desejei me aprofundar nelas e estudar literatura. Desenvolvi habilidades que ainda, por incrível que pareça, não haviam sido desenvolvidas em mim: compreender textos com olhar manso e curioso, deixar-me levar por eles. Isto não está em nenhuma das propostas curriculares, mas deve estar na alma de quem sente o que lê. Para isso, fui levada a lugares encantadores! Nossas rodas de conversa e partilha de textos foram incríveis! Lembro-me do primeiro texto que me perturbou e perturba até hoje (você sairá muitas vezes dos encontros assim): "Homero" de Sophia de Mello Breyner Andresen”, contou a professora, recomendando o curso aos que buscam crescimento em suas vidas. Adriana também ingressou no mestrado e deu continuidade à pesquisa iniciada na pós da FACCAT.

O escritor bastense Natanael Otávio também recomenda a especialização oferecida pela FACCAT. “O curso é ótimo e nos fornece o que há de melhor em estudo literário. Contudo, mais do que aperfeiçoamento profissional, eu ia para o curso de pós-graduação em Literatura e ensino da FACCAT para fazer algo que gosto muito: ler e discutir literatura, tanto os clássicos quanto os contemporâneos, prezando sempre pela qualidade literária e estética das obras. Nos seminários, no sarau, em todo o processo, havia a troca constante de experiência e eu aprendi e me emocionei muito com as aulas, com os professores e os colegas de sala”.

Natalia Cristina dos Santos Oliveira, professora a rede municipal de Queiroz e de Tupã, afirmou que a pós em literatura é essencial para melhorar a formação dos professores, que buscam qualidade no ensino e aperfeiçoamento profissional e auxílio em sua prática em sala de aula. “Depois que iniciei a pós, busco sempre melhorar a qualidade de livros que leio para meus alunos. A pós em literatura na FACCAT é uma excelente escolha, pois os professores são renomados. Os funcionários e a secretaria estão sempre prontos para nos auxiliar. Por isso, recomendo esse curso”.

Francisnaira Ravazi, bibliotecária e analista sociocultural da Diretoria de Ensino de Tupã, observou a pós em literatura acrescentou muito na minha vida, tanto pessoal quanto profissional, fazendo valer a pena toda dedicação.

Camila Minerva, professora da Escola Carmen em Iacri, considera que frequentar o curso de pós-graduação de literatura nos faz melhores leitores e, consequentemente,  melhores professores. “Com o curso aprendemos a analisar obras saber escolher bons livros, de forma a perceber que bom livro não é aquele que tem uma moral embutida, mas aquele bem escrito esteticamente. A literatura nos ajuda a estimular senso crítico, melhora nossa formação humana”.

Joice Naiara Camargo de Abreu, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil da Prefeitura l de Tupã destacou que a pós-graduação em Literatura e Ensino das Faculdades FACCAT se destaca pelo comprometimento da instituição com os seus alunos e pela excelência na coordenação do curso que, junto com professores altamente capacitados, garantem um ensino de qualidade. “Entre todas as possibilidades que o estudo de literatura permite, destaco o poder de transformação daquele que a ela se entrega,  uma transformação de dentro para fora, efetiva e permanente, que toca o coração e acaricia a alma. Muito mais que uma formação acadêmica; uma formação humanizadora”.

Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Literatura e Ensino podem ser obtidas na FACCAT, que fica na rua Cherentes, 36, ou pelos telefones 3404-3622 e 3404-3620.