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Estudantes do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo se destacam com a construção de maquetes 21/12/2017

As maquetes foram elaboradas pelos alunos na disciplina de Trabalho Interdisciplinar Orientado


Os estudantes do segundo termo do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Faccat desenvolveram um projeto que chamou atenção de todos os professores e alunos, na disciplina de Trabalho Interdisciplinar Orientado.

A disciplina tem como objetivo fazer com que todas as outras disciplinas do termo dialoguem entre si, de maneira que elas não sejam cursadas de maneira isolada. Assim, os alunos podem compreender a as relações interdisciplinares entre todos os componentes curriculares dos semestres.

As disciplinas abordadas no segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo foram Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I; Estética e História da Arte; Desenho Digital I; Metodologia do Projeto Arquitetônico e Urbanístico; Desenho e Meios de Representação e Expressão II; e Modelagem Tridimensional.

Logo no primeiro ano, os alunos decidiram colocar a teoria no campo da prática. A finalidade do trabalho consistia na criação de estrutura de madeira para um espaço coberto destinado a eventos. Os trabalhos foram elaborados individualmente.

Segundo o professor Valentim César Bigeschi, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Faccat, o principal caminho utilizado para o sucesso na elaboração do trabalho foi “dar liberdade ao aluno no processo criativo e, paralelamente, demonstrar a importância de estudo de elementos técnicos e referenciais através da interdisciplinaridade das matérias.”

O Trabalho Interdisciplinar Orientado foi implantado nas matrizes curriculares de todas os cursos das Faculdades Faccat e apresentou resultados satisfatórios em seu primeiro ano. Segundo o coordenador geral do projeto, professor Dr. Roberto Reis, “a interdisciplinaridade, além de proporcionar uma visão mais integradora dos semestres e dos cursos como um todo, é desejável para qualquer curso de graduação”. Segundo o docente, a finalidade dos trabalhos interdisciplinares é o aproveitamento dos caminhos possíveis para a integração dentro de um curso de graduação e, sobretudo, o diálogo entre os componentes curriculares. “O objetivo maior é que o discente não veja as disciplinas como etapas estanques da sua trajetória acadêmica, mas que sejam levados a observar as relações entre elas. O trabalho interdisciplinar é, sobretudo, uma estratégia didática e metodológica”, destaca Roberto Reis.

As maquetes conseguiram alcançar o objetivo, que é a integração de conteúdos. De maneira geral o Trabalho Interdisciplinar Orientado encerrou seu primeiro ano com uma avaliação positiva por parte de todo o corpo docente e dos alunos da Faccat.

O Professor Dr. Roberto Reis se mostrou otimista com o desenvolvimento da disciplina do ano de 2017 e acredita que no próximo ano o T.I.O. obtenha um rendimento ainda maior por parte de professores e alunos. “Há muitos pontos a melhorar, mas é só percurso que permite isto”.