Notícias

Professores da FACCAT apresentam trabalho no 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura 02/10/2017

Evento que reuniu pesquisadores foi promovido pela Universidade de Sorocaba


Os professores Roberto Reis e Tiago Pettenuci, das Faculdades FACCAT, tiveram o artigo científico “A importância da narrativa no jornalismo: a morte do cineasta Eduardo Coutinho” apresentado no I Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura e no XI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. O evento, que ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O congresso tem por objetivo estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas na pós-graduação e na graduação, na expectativa de proporcionar oportunidades de investigação e discussão acerca de inúmeras possibilidades da comunicação e da cultura no Brasil e no mundo, ao promover diferentes tratativas, leituras e aplicações conceituais e críticas sobre Comunicação e Literatura.

A programação contou com a participação de dois grandes especialistas no tema central do evento. Do Brasil, o convidado foi o professor João Anzanello Carrascoza, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, uma das referências no País nos estudos da interface entre Comunicação e Literatura. Do exterior, esteve presente o professor John S. Bak, da Universidade de Lorraine, da França, nome significativo em termos da pesquisa em Jornalismo Literário no mundo.

O evento reuniu cerca de 70 trabalhos, que foram organizados em dois grupos de pesquisa: Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e Práticas Socioculturais. “Foi extremamente gratificante ter nosso artigo selecionado e apresentado no congresso ao lado de outros pesquisadores de importantes instituições de ensino como a Unicamp, Unesp, Metodista, USP e ESPM. Queremos agradecer o apoio da direção das Faculdades FACCAT na produção e divulgação científica”, destacou o professor Tiago Pettenuci.

O trabalho elaborado pelos professores da FACCAT trata da importância da construção narrativa na cobertura jornalística evidenciando-a como fio condutor na relação com o leitor. Para tanto, apresenta análise descritiva sobre textos publicados sobre a morte do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, em fevereiro de 2014, pelo portal Veja.com e pela revista Veja e, ainda, da reportagem elaborada pelo jornalista André Petry, em fevereiro de 2015 sobre o caso e seu contexto. “Considera-se que as matérias produzidas e publicadas sobre a morte do cineasta sejam exemplos relevantes de como, pelas estratégias narrativas, pela exploração de recursos textuais e estilísticos, a narrativa jornalística possa, além de informar, contemplar o público com o mesmo brilhantismo com que, historicamente, a literatura cativa leitores”, observou o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professor doutor Roberto Reis.

A mesa temática onde os professores da FACCAT apresentaram o trabalho foi coordenada pela professora doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, Míriam Cristina Carlos Silva, que elogiou a proposta e o conteúdo do artigo científico.