Alunos de sucesso da FACCAT

Luiz Roberto

Luiz Roberto Administração de Empresas turma de 2007

 

 

Ex-aluno da FACCAT que trabalha na BM&F/BOVESPA revela o segredo do sucesso
 
Formado em Administração de Empresas com habilitação em Análise de Sistemas, Luiz 
Roberto da Silva é exemplo de ex-aluno das Faculdades FACCAT bem-sucedido. Desde abril de 2010, atua como Analista de Relacionamento com Vendors na área de Market Data na BM&F/BOVESPA. Nesta entrevista, ele conta um pouco sobre sua carreira e revela o segredo do sucesso para os alunos das Faculdades FACCAT. 
 
Em que ano se formou? 
Luiz Roberto - 2007. 
 
A Faccat foi importante para o seu sucesso profissional? Por quê? 
Luiz Roberto - Sim, muito. O fato mais importante foi me mostrar um caminho totalmente diferente do que eu havia planejado. Se eu não tivesse estudado na FACCAT, provavelmente não estaria neste trabalho.
 
Que tipo de atividade você desenvolve na BM&F/BOVESPA? 
Luiz Roberto - Trabalho como Analista de Relacionamento com Vendors na área de Market Data. Essa área é responsável por processos (contratos, tecnologia, etc.) que permitem ao mercado acesso aos dados de negociação como preços de ações, derivativos, índices, etc. Essas informações são divulgadas pela imprensa e usadas por sistemas de negociação de bancos, corretoras e vendors (empresas distribuidoras de informações financeiras). 
 
Sempre desejou este trabalho? Por quê? 
Luiz Roberto - Não. Sempre trabalhei na área de tecnologia e acompanhava o mercado financeiro. A partir do segundo ano na FACCAT, com as aulas de Mercado de Capitais, do professor Kawasaki, e Matemática Financeira, do professor André, passei a me interessar muito pelo assunto. Dessa forma, em conjunto com os alunos Fábio Oliva e Dercílio Volpi, desenvolvi como TCC um projeto de software simulador de negociação de ações. O interessante é que na época, queríamos obter os dados de negociação em tempo real diretamente da BM&FBOVESPA para realizar simulações. Hoje, trabalho na área que libera esses dados. 
 
Que dica você daria para os alunos da FACCAT que buscam o sucesso profissional? 
Luiz Roberto - Aproveitar bem todas as formas de aprendizado que a FACCAT proporciona, como a biblioteca (que por sinal é excelente) e as viagens que são realizadas. Aprendi muito com isso. Acho importante o aluno definir o que quer fazer, aos poucos buscar informação e aprendizado sobre isso e estudar bastante o mercado em que deseja atuar. Quando consegui o trabalho na BM&FBOVESPA, estava há três meses desempregado, pois havia pedido demissão de uma consultoria em governo eletrônico para seguir meu objetivo de entrar no mercado financeiro. Quando a oportunidade surgiu, eu estava muito bem preparado. Conhecia bem o mercado e isso permitiu minha contratação. Embora a FACCAT ainda não tenha reconhecimento em âmbito nacional, isso não me impediu de disputar vagas e trabalhar com pessoas formadas na USP, FGV e outras faculdades bem conhecidas. O que conta na verdade é o empenho do aluno, o conhecimento e o currículo que ele vai construindo. Um pouco de sorte também ajuda.