Cursos de Pós-Graduação

Especialização em Assessoria de Comunicação

Informações

No geral, o curso se volta à compreensão das demandas de comunicação especializada, na reflexão a partir delas e na proposição de estratégias que possam atender às necessidades comunicacionais de organizações privadas, instituições públicas e da socieade civil. Volta-se, sobretudo, a uma formação que pondere os saberes conceituais e metodológicos referentes à área de atuação dos profissionais de assessoria de comunicação. É desejável que o curso propicie condições para a as reflexões de caráter teórico-crítico e em proposições de caráter inovativo nas especialidades nele trabalhadas.     

Objetivo

O projeto de curso é concebido como Especialização e se associa à idéia de que a qualificação em nível de pós-graduação demanda uma gama de instrumentos, tanto de ordem téorico-conceitual, metodológica e, ainda, prática, aliada ao compromisso social e ético do aluno. Na organização curricular da Especialização e a partir de suas especificidades e das subáreas a que se conectam, buscam-se contemplar os saberes necessários para proporcionar aos profissionais formação que responda às demandas comunicacionais – midiatizadas ou não – de organizações privadas, instituições públicas e da sociedade civil e, também, aquelas nascentes ou oriundas de processos que exijam trabalho qualificado nas ações de assessoria e planejamento de comunicação. A Assessoria de Comunicação constitui um dos principais campos de atuação para profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing. Com a expansão dos mercados e a partir da necessidade das instituições, empresas, grupos e indivíduos de se comunicarem de forma coerente com os públicos, o setor carece de profissionais especializados. O curso surge com o intuito de preparar profissionais para atuarem como gestores de comunicação e informação, oferecendo-lhes elementos para identificar necessidades e oportunidades de comunicação com os públicos de interesse, bem como avaliar o ambiente – interno e externo – das organizações e instituições e propor soluções adequadas. Nas atuais sociedades, ganha relevância crescente o fenômeno da comunicação midiatizada e, certamente, a influência da mídia sobre públicos e setores produtivos é visível, não apenas no Brasil. Do mesmo modo, a internet e o uso frequente de redes sociais, com efeitos sociais de grande importância, são outros aspectos que necessitam de estudos e reflexão por parte de profissionais das áreas de Comunicação. As mudanças por que passam a sociedade a partir da influência da comunicação midiática precisam ser analisadas. O Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação pretende aprimorar o conhecimento teórico e instrumental dos profissionais envolvidos e/ou solicitados quanto ao planejamento adequado de comunicação e a gestão da informação. A estrutura do curso é composta de uma aula inaugural e 10 (dez) disciplinas que perfazem a carga horária de 360 horas/aulas. Cento e vinte horas/aulas estão destinadas à realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Poderão fazer parte do curso atividades como palestras e cursos de curta duração, devendo ocorrer de acordo com a disponibilidade dos alunos e do interesse da instituição promotora. 

Público-alvo

O Curso é direcionado, prioritariamente, a profissionais de comunicação social – especificamente aqueles que lidam com elementos conceituais, práticos e estratégicos no campo da assessoria de comunicação/imprensa, no setor público ou privado ou em instituições do terceiro setor – e, ainda, profissionais de outros campos de conhecimento que desejam ampliar sua formação e seu conhecimento na área de assessoria de comunicação, relações com públicos e com a imprensa.

Duração do Curso

A carga horária total do curso é de 480 horas sendo 360 horas destinadas a aulas/encontros presenciais e 120 horas dedicadas à confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.