Notícias

Faccat participa do encontro semestral das universidades leitoras 27/06/2018

Os integrantes do Clube de leitura das Faculdades FACCAT de Tupã, no último dia 23, participaram do evento de encerramento do primeiro ciclo de 2018 em São Paulo.
 
O encontro aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL - Campus Paulista), localizada na Avenida Paulista, coração da capital. Os participantes foram acolhidos pela professora Silvia. A idealizadora do projeto, Claudia Rosenberg Aratangy, juntamente com a Rafaela Deiab da Companhia das Letras também estiveram presentes.
 
Segundo a mediadora do projeto em Tupã, a professora e doutora Luciana Ferreira Leal, a cada mês os participantes recebem um livro e no final de cada semestre, têm a oportunidade de encontrar-se com um dos autores lidos.
 
O evento teve como convidado para bate papo, o escritor Luiz Ruffato, autor do livro "De mim já nem se lembra". Luiz Ruffato tem sua obra traduzida em 12 países, é autor de nove Romances, três livros de Poesia, um livro de Crônica, um livro de Ensaio e um livro Infantil. Também organizou diversas Coletâneas e participou de diversas Antologias.
 
O autor contou um pouco sobre suas histórias de vida no município de Cataguases em Minas Gerais, dificuldades, preconceitos enfrentados pelo fato de ser de família humilde, seu contato com a literatura, formações que lhe proporcionaram mudança de vida como, por exemplo, o curso no Senai e seu primeiro lugar conquistado no vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Falou também sobre trabalhos desenvolvidos durante sua trajetória como jornalista, seus livros, sobre o processo da escrita em suas obras e o contato com as editoras.
 
Houve, segundo a participante do projeto, aluna do terceiro semestre de Pedagogia, Amanda Higino, muita emoção durante as impressões compartilhadas sobre o livro lido pelos participantes da Liga juntamente com o autor. Também aluna de Pedagogia, Maira Cavalcante, destacou que projetos como esse deveriam ser mais estimulados entre as Instituições e o poder público. O projeto é uma parceria entre a Companhia das Letras e as Instituição que integram o grupo, sendo a FACCAT privilegiada por ser a única faculdade do interior paulista a integrar o projeto.
 
 
 
 
 
 
Artigo escrito por Luís Guilherme, aluno do quarto termo de jornalismo das Faculdades FACCAT.