Notícias

FACCAT promove Seminário sobre Pesquisas Didáticas e Bolsa Alfabetização 02/04/2019

Mais de 60 alunos pesquisadores do curso de Pedagogia participaram do evento


Com o tema “Revisão textual”, as Faculdades FACCAT promoveram o VII Seminário sobre Pesquisas Didáticas e o Programa Bolsa Alfabetização. O evento, realizado nos dias 26 e 27 de março, teve como proposta apresentar, discutir e problematizar os resultados das pesquisas didáticas desenvolvidas pelos alunos/pesquisadores do curso de Pedagogia em escolas públicas municipais.

Segundo a orientadora do Programa Bolsa Alfabetização e coordenadora do curso de Pedagogia da FACCAT, professora doutora Luciana Ferreira Leal, o evento é científico e tem o registro da Biblioteca Nacional (ISBN 978-85-68438-06-0). Todas as pesquisas foram publicadas nos anais da sétima edição do Seminário sobre as Pesquisas Didáticas e o Programa Bolsa Alfabetização. “Tivemos a participação de 64 alunos pesquisadores”, informou.

Para a professora Luciana Leal, as participações dos alunos foram brilhantes, pois trouxeram relatos vivos e interessantes. “As pesquisas didáticas são de fôlego e de qualidade acadêmica. O evento dá visibilidade ao curso de Pedagogia e apresenta tema de fundamental importância na sala de aula que é a revisão textual. Aprende quem pesquisa e apresenta e quem assiste também”, observou.

É consenso entre especialistas da educação de que as mudanças exigidas pela realidade educacional brasileira implicam em investimentos na formação inicial e continuada de professores. “Estamos caminhando para isso. Agradeço o empenho de toda equipe da FACCAT, dos professores e dos gestores da Rede Municipal, dos alunos e alunas formados e dos que virão a se formar. Obrigado por manterem essa chama acesa”, disse. 

Vale ressaltar que o curso de Pedagogia das Faculdades FACCAT é referência no interior do Estado de São Paulo.

Programa

O Programa Bolsa Alfabetização foi criado para introduzir a participação de alunos das instituições de ensino superior na prática pedagógica de sala de aula. Os alunos pesquisadores passam a apoiar os professores nas salas de aula do Ensino Fundamental I, voltadas para a recuperação da aprendizagem, na complexa ação pedagógica de garantir a obtenção das competências de leitura e de escrita por todos os alunos.

O Programa Bolsa Alfabetização exige do aluno bolsista que ele aprenda a realizar a investigação didática, a partir dos registros coletados em sala de aula. As estratégias para realização dessa investigação didática, quando experimentadas pelos alunos, criam condições para que possam aprender a observar, a registrar e a analisar os fenômenos de sala de aula.