Notícias

Alunos da FACCAT conhecem sistema de produção dos Laticínios Hércules 09/01/2019

Alunos do 8º semestre de Administração e do 6º semestre de Engenharia de Produção, das Faculdades FACCAT, acompanhados do professor Valdir Gomes Pato Junior, visitaram os Laticínios Hércules (empresa do Grupo ZDA), que fica em Herculândia. A atividade, que ocorreu no dia 24 de novembro, faz parte da proposta pedagógica dos cursos da FACCAT que visam essa proximidade com o mercado de trabalho por meio de visitas técnicas nas empresas.

Fundada em 1953, a Hércules foi adquirida, em 2008, pelo Grupo ZDA, uma das empresas mais importantes no segmento de alimentos do país. Atualmente, a unidade é responsável pela produção de leite e creme de leite e processa mais de 11 milhões litros/mês.

Durante a visita técnica, os estudantes foram recebidos por Kleber Cabrini (gerente de Vendas), Geise Capiotto (engenheira de Alimentos), Levi Domingues e Adriano Barbosa, (Planejamento e Controle da Produção).

Os alunos participaram de palestras que explicaram desde a história do Laticínio e Grupo ZDA, suas marcas, atuação do grupo no mercado interno e externo, passando pelo controle de qualidade e segurança industrial e assim finalizando com a gestão de produção e seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Após as palestras, os alunos percorreram as instalações industriais do laticínio onde verificaram o processamento do leite, do recebimento até a gestão de estoque. Destaque para uma das máquinas Tetra Park de envase de leite que possui em seu indicador a marca expressiva do 3ª maior desempenho em processamento de leite em nível mundial.

“Foi uma das melhores visitas técnicas que já participei. Tivemos a oportunidade de aprender todos os processos e valores da empresa. Alguns conteúdos abordados na sala de aula, nós podemos ver na prática”, destacou o aluno do curso de Administração,  Gabriel Úbeda Mendes.

O Brasil é o 3º maior mercado produtor de queijos do mundo, com um consumo de 8 quilos por habitante/ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Mintel.  Atenta a esta demanda, em 2018 a marca Hércules, desenvolveu 10 produtos dentro da categoria de Dairy, com 20 diferentes apresentações de tamanhos. A linha oferece diversas opções para o consumidor final e profissional, tais como a Mussarela, Prato, Colonial, Minas Frescal, Minas Padrão, Coalho, Provolone, Ricota Fresca, Queijo Parmesão Ralado e Manteigas com e sem sal.

As duas unidades responsáveis por queijos estão situadas em Marechal Cândido Rondon (Paraná), com capacidade produtiva de 300 toneladas/mês e São João (Paraná), com capacidade de 160 toneladas/mês.

Atualmente, o Grupo ZDA possui 4 grandes marcas: Bel (Candies, Bombons, Tabletes, Marshmallows e Coberturas), Hércules (Leites, Creme de Leite, Manteigas e Queijos), Ailiram (Snacks, Barras de Cereais e Pipocas), A.fit (Linha de Snack e Barra de Cereais Saudáveis), Pop Up (Pipoca tipo Americana) e Diatt (Chocolates Diet).

“Agradecemos a atenção de toda equipe do Grupo ZDA, em especial aos profissionais dos Laticínios Hércules, que puderam proporcionar aos alunos da FACCAT um ambiente misto entre palestras e atividades práticas industrias”, disse o professor Valdir.