Notícias

Alunos das Faculdades FACCAT visitam fábrica da Hyundai em Piracicaba 31/08/2018

Alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Administração, das Faculdades FACCAT, visitaram a montadora Hyundai para conhecer o processo de produção da empresa. A atividade foi coordenada pelos professores Fernando Fernandes Garcia (docente da disciplina de Automação) e Valdir Gomes Pato Junior (docente das disciplinas de Logística e Produção).

A fábrica brasileira da Hyundai, localizada em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, foi construída com investimento de US$ 700 milhões. Essa é a sétima unidade da marca fora da Coreia do Sul e a décima no mundo. Na planta brasileira, ocorreu a produção do primeiro modelo do HB20 que teve início em setembro de 2012. Em 2016, foram investidos, na mesma planta, mais US$ 130 milhões para possibilitar a produção do SUV Hyundai Creta.

Conforme explicou o professor Valdir Junior, a fábrica opera em três turnos e tem capacidade de produção de 180 mil carros por ano, o que equivale a 36 carros por hora, que são 100% testados em uma pista de três quilômetros de extensão. “Acompanhamos as linhas de produção dos veículos HB20 e SUV Creta, ambas baseadas no sistema Lean Manufacturing, que possui uma filosofia enxuta de manufatura, voltada a reduzir desperdícios, agregar valor aos veículos, aumentar a produtividade e manter o foco em qualidade”, disse.

Segundo o professor Fernando Fernandes, os alunos conheceram também o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, e os três de seus fornecedores que compõem a marca: Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos, que juntos disponibilizam tecnologia e componentes ao processo de produção dos carros. “Nossos alunos assistiram à palestra sobre história da Hyundai, qualidade de processos e HB20 um case de sucesso no Brasil”, informou.

A aluna Maiara Gilio Lima Freitas, do curso de Engenharia de Produção, destacou que a visita foi interessante, pois possibilitou que os alunos conhecessem os processos que fazem a diferença na produção da empresa.

O aluno Diogo Santos da Costa, do curso de Engenharia de Produção, disse que foi a primeira fez que visitou uma multinacional. “Foi possível conhecer os processos de produção, a segurança e a organização da empresa”, disse.

Para o aluno do curso de Administração, Vinícius Yassao Carrenho, a visita proporcionou aprendizado sobre processos de produção da empresa e sua política de qualidade. “Foi uma oportunidade única para nossa formação, conhecemos como funciona uma grande indústria”, comentou.