Notícias

Aula inaugural da pós-graduação em Literatura e Ensino será ministrada pelo Prof. Dr. João Luís Ceccantini 27/08/2018

A quarta turma do curso de pós-graduação em Literatura e Ensino das Faculdades FACCAT terá início na quinta-feira, 13 de setembro, com a aula do Professor Doutor João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, que é professor doutor da UNESP de Assis, instituição em que trabalha desde 1988.

Ceccantini atua junto à disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral.

O professor também é e coordenador do Grupo de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola, que congrega professores de diversas universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL: Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, de 2006 a 2010. É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do ensino fundamental.

O tema da aula será “Monteiro Lobato racista?”. O estudioso chama de absurda tentativa de proibir livros do autor, acusado de racismo, e diz que crianças sabem absorver o que historias têm de melhor, mas aposta em bom mediador de leitura. “Eu tenho estudado a forma pela qual as crianças absorvem o que leem e minha conclusão é que elas sabem identificar os excessos dos livros. Elas se apegam ao que é bom, à essência das histórias – e, no caso de Lobato, essa essência não é racista.”, diz Ceccantini.

A pós-graduação em Literatura e Ensino é coordenada pela Profª. Drª Luciana Ferreira Leal e direcionada aos profissionais das áreas de Letras, Pedagogia, História, Arte, e demais segmentos que busquem aprimorar o conhecimento sobre o Ensino da Literatura.

A pós-graduação em Literatura e Ensino possui algumas vagas. Os interessados podem realizar a matrícula na seção de pós-graduação, nas instalações da FACCAT, rua Cherentes, nº 36, no período da tarde ou noite. Mais informações pelos telefones 3404-3622 ou 3404-3628.