Notícias

Curso de Administração realizará FACCAT Business 2021 em setembro 08/09/2021

Evento estimula o empreendedorismo e o trabalho em equipe


No dia 10 de setembro, o curso de Administração das Faculdades FACCAT realizará o FACCAT Business 2021, a partir das 19h30. O evento, que será online e aberto a todos, terá apresentações de empresas criadas pelos alunos de administração. O objetivo é estimular o aprendizado por meio da criação de um negócio e do trabalho em equipe.

De acordo com o professor de Administração Estratégica e um dos organizadores do evento, Manoel Augusto de Freitas Alves, o FACCAT Business acontecerá no ambiente virtual na plataforma Google Meet e será retransmitido para a página da FACCAT no Facebook (@faculdadesfaccatoficial) e em seu canal no Youtube (@TVFACCAT).

“O evento é aberto a todos, porém visamos alcançar alunos dos primeiros termos de Administração e Ciências Contábeis tanto da FACCAT, quanto das demais instituições de ensino, além de estudantes do 3º ano do ensino médio”, destacou.

Segundo o professor, 35 alunos do VI termo do curso de Administração formaram grupos com até 5 alunos no início do ano, enquanto estavam no V termo. Após suas respectivas apresentações, os grupos responderão a perguntas feitas pelo professor da banca.

"O plano estratégico do negócio começou na primeira semana de 2021 e deve estar finalizado com o plano de marketing no início de novembro. Estão praticamente um ano inteiro trabalhando juntos, respeitando os diferentes pontos de vista e sempre buscando multiplicar resultados", explicou.

O professor também enfatizou que cada grupo está desenvolvendo uma empresa de segmento de negócio escolhido livremente, e que as apresentações terão uma ampla variedade de empresas, dos mais diversos setores; empregando conhecimentos adquiridos através das disciplinas ministradas no curso.

"É um trabalho interdisciplinar que prepara o aluno para modelar negócios, buscar financiamentos, planejar processos, estratégias e ações mercadológicas. Além disso, é também um desafio para os professores, pois planejar uma empresa envolve conhecimentos de todas as disciplinas já ministradas no curso e conhecimentos de outros cursos", comentou.

Manoel ainda enfatizou que o evento conta com a participação de alunos de outros cursos e que a instituição pretende realizar o evento novamente nos anos seguintes. "No primeiro bimestre, trabalhamos com alunos de Arquitetura e de Engenharia de Produção, e no momento estamos trabalhando com alunos de Jornalismo e Publicidade. Esta é uma oportunidade de aprendizado e integração entre os alunos e professores de diversos cursos, possibilitando a troca de experiências e colocando em prática os diversos conhecimentos adquiridos. Assim, mesmo que informalmente, alunos de outros cursos são provocados à medida que um problema se apresenta", salientou o professor.

Primeira fase

De acordo com o coordenador do curso de Administração, professor Fabiano Neves, a primeira fase do FACCAT Business acontecerá em setembro e a segunda em novembro. “Nesta primeira fase, os alunos apresentarão, por meio da metodologia Canvas, o seu projeto de negócio. Esse trabalho integra os conceitos teóricos com a aplicação prática, despertando no aluno a capacidade de análise e identificação de oportunidades, bem como a proposta de soluções inovadoras e sustentáveis”, comentou.

Por Lucas Dionísio, aluno do 8º semestre do curso de Jornalismo das Faculdades FACCAT