Notícias

Estudo revela preocupacao com sintomas osteomusculares em atletas de alto rendimento do basquete 01/02/2024

Basquete


No recente 39º Congresso Internacional de Educação Física FIEPS, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, PR, chamou a atenção a apresentação do artigo "Sintomas Osteomusculares em Atletas de Alto Rendimento do Basquete: Causas, Prevenção e Reabilitação". O estudo, de autoria dos pesquisadores Alexandre Carrasco e Vinicius Fuzinelli, sob a orientação do Professor Mestre João Roberto Cordioli Junior, trouxe à tona uma preocupação crescente no universo esportivo.
 
O basquete é uma modalidade que exige alto desempenho físico e constante movimentação dos atletas. No entanto, o estudo revelou que muitos desses atletas estão enfrentando sintomas osteomusculares que podem prejudicar seu desempenho e até mesmo encerrar suas carreiras precocemente.
 
As causas desses sintomas vão desde o treinamento intenso e repetitivo até fatores genéticos e posturais. A pesquisa apontou que a prevenção é fundamental para evitar o surgimento desses problemas. As medidas preventivas incluem o fortalecimento muscular adequado, a correção postural e a adoção de técnicas de treinamento mais seguras.
 
Além disso, o estudo também abordou a reabilitação como um importante aspecto no cuidado com os atletas. A identificação precoce dos sintomas e o tratamento adequado são essenciais para garantir uma recuperação eficaz e o retorno às atividades esportivas.
 
Os resultados apresentados no congresso levantaram uma reflexão sobre a importância de investir na saúde e bem-estar dos atletas de alto rendimento. Ações como a criação de programas de acompanhamento médico, fisioterapêutico e de um profissional de educação física, específicos para esses atletas podem contribuir para a redução dos sintomas osteomusculares e, consequentemente, para o prolongamento de suas carreiras esportivas.
 
Portanto, é fundamental que gestores esportivos, treinadores e profissionais da área da saúde estejam atentos a essa problemática e adotem medidas preventivas e de reabilitação adequadas. Somente assim será possível garantir a saúde e o sucesso dos atletas de alto rendimento no basquete e em outras modalidades esportivas.
 
Compartilhe esta matéria com seus amigos e familiares para disseminar a importância da prevenção e reabilitação no esporte!