Notícias

Faccat instala sistema de energia solar 22/05/2018

Instalação faz parte do projeto “Faccat sustentável”


No último mês de abril, as Faculdades Faccat instalaram 468 placas de energia solar. A instalação do sistema faz parte do projeto “Faccat Sustentável”. Além da produção de energia limpa, a Instituição também colabora com a reciclagem de materiais e conta com uma parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã na busca de incentivar a reutilização de materiais e reduzir o acúmulo de lixo no aterro municipal.

Os painéis solares auxiliam na redução de custos na conta da energia elétrica, o que permitirá com que a Faccat realize melhorias na estrutura e possibilite investimento nos cursos e eventos acadêmicos. Segundo a direção das Faculdades Faccat, a expectativa é que a conta de energia elétrica tenha uma redução em 70% do valor comparado a meses anteriores.

Os painéis solares funcionam de maneira compartilhada na produção de energia elétrica (energia fotovoltaica) convertida por um inversor solar e distribuída por toda a estrutura, possibilitando que os aparelhos elétricos possam ter seu funcionamento normal. No caso da Faccat, de acordo com a extensão predial e a quantidade de placas instaladas, é gerada uma média de 18.000 Kwh mensalmente.

As placas solares foram instaladas na cobertura do Complexo Social e Esportivo e no pátio, onde não existem barreiras físicas que impossibilitem a exposição a raios solares e, também, onde a inclinação do teto - em 45º - possibilita a incidência dos raios solares nos pontos cardeais Leste e Oeste, nascimento e pôr do sol, respectivamente, possibilitando o acúmulo de energia das 6h45 até as 18h30, pelo horário de Brasília.

Segundo o técnico e eletricista Alisson Vieira, responsável pela instalação do sistema fotovoltaico na Faccat, é importante que grandes empresas e até mesmo residências façam o mesmo, pois além de colaborar com o meio-ambiente, a produção de energia é limpa.