Notícias

Oswaldo Mendes participa do Projeto Interfaces com alunos de Jornalismo da FACCAT 11/09/2019

Por meio do Projeto Interfaces, os alunos do quarto e sexto semestre do curso de Jornalismo, das Faculdades FACCAT, participaram de uma palestra com o jornalista, escritor, ator e dramaturgo Oswaldo Mendes. Durante quase duas horas de conversa, o palestrante recordou sua passagem pelos jornais Correio de Marília, Última Hora e Folha de S. Paulo.

Luis Guilherme da Silva Souza, aluno sexto semestre de Jornalismo, elogiou o evento promovido pelo Projeto Interfaces. “É um projeto de extrema importância para minha formação. Ter a oportunidade de conversar e ouvir Oswaldo Mendes foi muito enriquecedor. Com certeza, levarei para a vida esse momento”, comentou.

Já a aluna do quarto semestre de Jornalismo, Bruna Olivo, destacou que o bate-papo com Oswaldo Mendes trouxe reflexões sobre a prática jornalística e a cobertura do jornalismo especializado. “O projeto Interfaces com Oswaldo Mendes foi uma oportunidade incrível de ouvir suas experiências e aprender com ele. Foi um bate-papo descontraído e ao mesmo tempo cheio de conhecimento”, disse.

Além de compartilhar sua experiência profissional, Oswaldo Mendes destacou a importância dos alunos serem jornalistas comprometidos com a verdade. Recomendou a apuração dos fatos como algo elementar no processo de construção da notícia. Sugeriu a leitura de clássicos da literatura de autores como William Shakespeare e Homero.

“Eu gosto muito desse tipo de encontro porque ele reascende o entusiasmo da gente. Olhando a situação atual do país e da profissão do jornalista, às vezes você pensa que não adianta nada e nada valeu, mas esses encontros reascendem a chama. Você percebe que está surgindo uma nova geração com as mesmas e outras inquietações. Nesse sentido, os alunos me passaram entusiasmo que às vezes eu perco”, refletiu.

Trajetória

Formado em 1971, pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, Oswaldo Mendes trabalhou no jornal Última Hora (SP), foi editor do suplemento Folhetim e subsecretário de redação da Folha de S. Paulo, editor de Cultura da revista Visão e um dos fundadores da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Oswaldo Mendes escreveu os livros: “Getúlio Vargas, uma biografia” (Editora Moderna, 1984); “Ademar Guerra - o teatro de um homem só” (Editora Senac, 1997), indicado para o prêmio Shell; e “Teatro e Circunstância” (Editora Núcleo, 2005), que reúne três de suas peças já encenadas - Um tiro no coração (1984), Voltaire – Deus me livre e guarde (1998) e A dança do universo (2005).

Em 2009, lançou a biografia de Plínio Marcos "Bendito Maldito" (Editora Leya) que lhe rendeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio APCA, Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Além de escrever e encenar diversas peças teatrais, Oswaldo Mendes dirigiu espetáculos como “Brecht Segundo Brecht”, com Armando Bogus; “Essa mulher”, com a cantora Elis Regina; “São Paulo Brasil”, com César Camargo Mariano; “Sinal de Vida” de Lauro César Muniz com Antonio Fagundes e Francisco Milani; “Natal na praça”, com Etty Fraser e Caio Blat; “A que ponto chegamos”, com Esther Góes e Walter Breda; e vários shows da cantora Célia, entre eles “A louca do bordel”.

Interfaces

Lecionando as disciplinas de Jornalismo Especializado e Jornalismo Cultural, o professor mestre Tiago Pettenuci, coordenador do Projeto Interfaces, explicou que a palestra com Oswaldo Mendes teve o objetivo de provocar uma reflexão sobre a prática jornalística e a responsabilidade profissional na cobertura especializada. “O encontro proporcionou um troca de experiência. Além disso, nossos alunos tiveram a oportunidade de entrevistar alguém com ampla experiência no jornalismo cultural”, informou.

Interfaces é um projeto interdisciplinar do curso de Jornalismo que tem por objetivo promover estudos, discussões, reflexões e a prática jornalística. É desenvolvido por meio de encontros na sala da aula com profissionais de diversas áreas. Essas atividades buscam estabelecer uma conexão entre o conteúdo disciplinar e os processos de produção jornalística.