Notícias

Segurança do Trabalho é tema do Projeto Interfaces com alunos de Jornalismo 18/10/2019

Atividade contou com a participação da engenheira de segurança do trabalho, Fernanda Buono


Segurança do Trabalho foi o tema da última edição do Projeto Interfaces desenvolvido com os alunos do quarto semestre do curso de Jornalismo das Faculdades FACCAT. A atividade contou com a presença da engenheira de segurança do trabalho, Fernanda Buono.

Interfaces é um projeto interdisciplinar do curso de Jornalismo que tem por objetivo promover estudos, discussões, reflexões e a prática jornalística. É desenvolvido por meio de encontros em sala de aula com profissionais de diversas áreas. “Foi um encontro proveitoso para os alunos. Além de exposição sobre as normas existentes no Brasil, nossos alunos exercitaram a prática da entrevista”, disse o professor mestre, Tiago Pettenuci, coordenador do Projeto Interfaces.

Segundo o professor, o governo federal tem alterado normas regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho, com o objetivo de reduzir exigências às empresas. “Tivemos a oportunidade discutir as algumas mudanças e conhecer a opinião de uma profissional especializada no assunto”, comentou.

Pettenuci observou que a imprensa está acostumada a cobrir tragédias decorrentes da falta de segurança no trabalho, como foi o caso da Boate Kiss. Mas é papel do jornalismo desenvolver pautas que possam alertar a sociedade, pois muitos desconhecem ou não cumprem as normas de segurança. “A exposição feita pela Fernanda Buono nos levou a uma reflexão sobre a importância da imprensa como agente de transformação social. É necessário que os jornalistas elaborem pautas que possam orientar a sociedade sobre a importância do cumprimento das NRs”, disse. 

Palestrante

Fernanda Buono é graduada em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Adamantina, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIP (Araçatuba) e mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento pela Unesp (Tupã). É perita judicial trabalhista com atuação nos fóruns de Tupã e região.

Durante o Projeto Interfaces, Fernanda apresentou aos alunos alguns equipamentos de proteção individual (EPI), bem como os utilizados por ela para aferir os  agentes físicos – ruído e calor -  que o trabalhador fica exposto em seu ambiente de trabalho.

A palestrante alertou que o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trabalho. “Precisamos melhorar as condições de trabalho, reduzir os atos inseguros praticados pelos trabalhadores e diminuir as condições inseguras de máquinas, equipamentos e instalações em geral, com o intuito de reduzir o índice de acidentes”, disse.

Segundo Fernanda, o Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho consta que em 2016, foram computados 212 acidentes em Tupã. Já em 2017, foram contabilizados 227 acidentes, incluindo uma morte.

A engenheira de segurança do trabalho agradeceu o convite e elogiou o projeto Interfaces. “Foi um excelente encontro, pois discutimos até a segurança do jornalista durante a cobertura de desastres. Surgiram vários assuntos relacionados ao tema que podem se transformar em matérias”, destacou.