Notícias

Alunas de Pedagogia participam do 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica 09/01/2019

Alunas do curso de Pedagogia das Faculdades FACCAT apresentaram trabalhos científicos na 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo.

Sob a orientação da professora doutora Luciana Leal, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras, as alunas, que participam do programa Bolsa Alfabetização, desenvolveram pesquisas relacionadas à produção textual em sala de aula.

As alunas Angélica Thais Donea e Vitória Robledo Velini de Andrade produziram uma pesquisa tendo como principal foco a situação de produção textual em sala de aula, em que o professor é o escriba e os alunos ditam, na qual a mediação feita pelo professor é de suma importância para o avanço dos alunos como escritores. O trabalho foi realizado na escola EMEF “Professor Odinir Magnani” em sala de 2° ano, turma A.

Já as alunas Ana Carolina de Oliveira Moreno e Thaise Rampim Vieira elaboram uma pesquisa que discutiu a contribuição da produção textual para os alunos das séries iniciais. O trabalho teve por objetivo apresentar como o processo de produção textual é conduzido e orientado pelos docentes em suas salas de aulas na rede de ensino regular, por meio de entrevistas e observação de uma produção específica. A pesquisa em campo ocorreu no segundo ano da escola EMEIEF Governador Mario Covas.

O objetivo do Conic é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. “As pesquisas foram bem desenvolvidas pelas nossas alunas de Pedagogia. É motivo de orgulho a FACCAT participar do Conic que é considerado o principal congresso de iniciação científica do país”, destacou a professora Luciana Leal.

A coordenadora agradeceu o apoio da direção das Faculdades FACCAT, por meio do diretor geral Dr.Celso Kawano, do gestor acadêmico professor Roberto Kawasaki, do gestor administrativo professor Eduardo Garcia e do gestor jurídico Dr. Genésio Kuguimoto.