Notícias

Clube de Leitura das Faculdades FACCAT inicia seu quinto ano 20/03/2019

Projeto é o único do interior desenvolvido em parceria com a Companhia das Letras

 

Implantado em 2015, o Clube de Leitura das Faculdades FACCAT tem formado uma nova geração de leitores críticos e criativos.  Os alunos participam de um encontro mensal, com duração aproximada de uma hora, para discussão sobre o livro lido, antecipadamente, por todos.

Sob a coordenação da professora doutora Luciana Ferreira Leal, o projeto é desenvolvido em parceria com a Companhia das Letras, uma das principais editoras do Brasil. “A FACCAT faz parte da Liga das Universidades Leitoras. Somos a única faculdade do interior que participa deste clube de leitura vinculado à Companhia das Letras”, destacou.

O Clube de Leitura tem por objetivo formar leitores críticos e criativos. “Incentivamos a interação e a socialização do conhecimento entre os participantes por meio de debates sobre a leitura de obras literárias. O clube é um espaço de compartilhamento e troca de conhecimentos e interpretações. Além disso, ajuda ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes”, explicou a professora.

No final de cada semestre, os integrantes do Clube de Leitura participam de um encontro com a Liga das Universidades Leituras. Além da troca de experiência entre os alunos, a reunião estadual sempre traz um autor cuja obra foi lida e discutida no projeto. “É incrível participar do Clube de Leitura e conhecer novas obras literárias e autores. O final de cada ciclo é fascinante, pois temos a oportunidade de conhecer autores que discutimos durante nossos encontros”, disse o aluno de Publicidade, Marcelo Godoi.

A aluna de Pedagogia, Lohani Tomara, destacou que o Clube de Leitura permite conhecer novas literaturas e faz com que os participantes tornem-se leitores mais críticos. “O livro que eu mais gostei foi a Vida Invisível de Eurídice Gusmão, da autora Martha Batalha. Vale muito a pena participar do clube, pois a gente fica mais crítico em relação à leitura”, disse.