Notícias

Coleta Seletiva de Resíduos é tema abordado por professora da Faccat em Congresso na Costa Rica 21/03/2018

A Professora das Faculdades Faccat Natália Dadario participará do XIV Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação - ALAIC, apresentando seu trabalho “Comunicação e sustentabilidade urbana: uma análise sobre os elementos comunicacionais inseridos nas políticas públicas de reciclagem de resíduos sólidos no município de Tupã”. O Congresso acontece em San José, Costa Rica, entre os dias 29 de julho a 1 de agosto, na Universidade da Costa Rica.

O objetivo do trabalho, fruto da pesquisa de mestrado da docente, é analisar o papel da comunicação na execução do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos, tendo como objeto de estudo a cidade de Tupã.

“Os problemas relacionados à coleta seletiva são tratados predominantemente sob aspectos operacionais. Pouco se discute o papel que a comunicação tem como forma de mobilização social na segregação prévia de resíduos dentro dos domicílios”, diz a professora.

Segundo ela, discutir como a comunicação está inserida nas políticas públicas ambientais e como ela é praticada pelos servidores públicos municipais torna-se imprescindível para o avanço das políticas públicas na América Latina para a solução dos problemas de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. “Muito além da informação, é preciso impulsionar os processos comunicacionais. As estratégias públicas não podem apresentar os códigos da realidade, mas ensinar a decodificar, ou seja, transformar a informação em comunicação”, destaca.

Para a docente, o processo comunicacional permite impactar o comportamento e as convicções do cidadão, de maneira a estimular o interesse e propiciar a produção de valor. "O descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais causas responsáveis pelos impactos negativos no ambiente e na saúde pública em países da América Latina, e possivelmente, em todos os países subdesenvolvidos."

Juntamente com esta pesquisa estão sendo desenvolvidos outros projetos na Faccat enfatizando a coleta de lixo do município, visando beneficiar o desenvolvimento do trabalho realizado pela Cooperativa dos Recicladores de Tupã – COORETUP. O projeto é realizado por meio do trabalho interdisciplinar orientado, que é uma disciplina na qual o objetivo é fazer com que todas as outras disciplinas do termo dialoguem entre si. O objetivo final do projeto desenvolvido na Faccat é incentivar a conscientização da população, utilizando a cooperativa como peça fundamental para o desenvolvimento local sustentável.

O congresso da ALAIC acontece em países da América Latina e do Caribe. Em 2018, o evento acontecerá na Universidade da Costa Rica. O tema central esse ano será “Horizontes de inclusão, equidade e democracia”.

A Associação Latino-Americana de Pesquisadores de Comunicação (ALAIC) conta com aproximadamente três mil pessoas afiliadas e organiza, de dois em dois anos, um congresso internacional.