Notícias

Profissional formado pela FACCAT recebe menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) 30/06/2021

 

Arquiteto José Luís Tomaz se destaca no concurso de educação urbanística e ambiental no ensino fundamental

 

Formado pelas Faculdades FACCAT, o arquiteto José Luís Tomaz de Souza recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) referente ao concurso de educação urbanística e ambiental no ensino fundamental chamado “CAU-Educa”. O ex-aluno apresentou o artigo “Ações do Arquiteto e Urbanista na Escola Estadual José Firpo”, em Lucélia (SP).

O trabalho demonstrou as atividades realizadas pelo arquiteto e urbanista na escola em Lucélia e nos projetos ASA e CCJ, ambos em Adamantina, principalmente, com os alunos do ensino fundamental, para os quais Tomaz buscou ensinar noções de Arquitetura, Urbanismo e práticas de Construção Civil, sempre baseado em suas experiências profissionais: primeiro, com construções edilícias; entre 2010 e 2015, como estudante de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades FACCAT; para depois de formado, a partir de 2016, também, com projetos arquitetônicos, em Lucélia e cidades vizinhas, localizadas na região Oeste paulista.

O arquiteto José Luís Tomaz explicou que o artigo apresentado no “CAU-Educa” é uma continuidade do seu trabalho de conclusão de curso, no qual analisou a escassez da mão de obra no universo da construção civil. “O trabalho apresentado no concurso é resultado de um projeto social, pois a gente acredita que podemos influenciar as futuras gerações. A escassez de mão de mão de obra é reflexo da falta de interesse dos jovens. Por isso, o projeto tem por objetivo mostrar para as crianças o universo da construção civil que oferece uma série de oportunidades, além de destacar a importância da arquitetura na sociedade”, explicou.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Faccat, Valentim César Bigeschi, a menção honrosa recebida pelo ex-aluno José Luís Tomaz é motivo de orgulho para a instituição. “O CAU-Educa é um concurso público de abrangência nacional para seleção e premiação de melhores propostas, executadas ou não, de ações de valorização da Arquitetura e do Urbanismo, focadas nos anos iniciais de formação do cidadão, para se tornarem referências em educação sobre Arquitetura e Urbanismo nas escolas de todo o país”, explicou.

O “CAU-Educa” é voltado à seleção e premiação em duas modalidades: Práticas Pedagógicas de Educação Urbanística; e Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola. “Nosso ex-aluno recebeu menção honrosa na modalidade Ações de Arquiteto e Urbanista da Escola. Ele desenvolveu um estudo de caso do projeto Arquitetura e Ciências da Construção Civil na Escola”, informou Bigeschi.

O CAU é a autarquia federal que possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo”.  O concurso nacional “CAU-Educa foi estruturado a partir de uma metodologia que incluiu: Pesquisa com crianças, professores e profissionais; Estudos de Caso; Estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Constitui-se a referência nacional para todas as instituições de ensino na formulação de seus currículos, independentemente do método pedagógico, em todos os municípios e Distrito Federal.

O ex-aluno José Luís Tomaz receberá a menção honrosa durante 27º Congresso Mundial de Arquitetos será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 22 de julho. “Agradeço à FACCAT por sempre apoiar o desenvolvimento de trabalhos de extensão e pesquisa. Durante o curso, nós sempre recebemos esse isentivo”, comentou.