Notícias

FACCAT realiza primeiro encontro deste ano do Clube de Leitura 28/03/2018

Alunos discutiram o livro “De mim já nem se lembra”, do escritor Luiz Ruffato


“De mim já nem se lembra”, do escritor Luiz Ruffato, foi a primeira obra discutida pelo Clube de Leitura das Faculdades FACCAT, mantido em parceria com a Editora Companhia das Letras. A atividade, desenvolvida no dia 24 deste mês, pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Luciana Ferreira Leal, que é mediadora do projeto, contou com participação de 20 alunos.

O livro trata de assuntos sobre a família, o tempo e a memória. Ruffato transforma um pequeno episódio familiar em oportunidade para falar de seu país e de sua sociedade. Ao abrir uma pequena caixa encontrada no quarto da mãe falecida, a caixa na qual ela “abrigara seu coração esfrangalhado”, o narrador se depara com um maço de cartas cuidadosamente atadas por um cordel. Escritas pelo irmão, vitimado por um acidente automobilístico, e dirigidas à mãe, essas cinquenta cartas reconstituem um passado: ao mesmo tempo que ilustram as mudanças políticas, econômicas e culturais durante a ditadura militar brasileira, convidam o leitor a espreitar a memória de uma família com “olhos derramando saudades”.

Segundo a professora doutora Luciana Leal, o Clube de Leitura das Faculdades FACCAT irá trabalhar com as seguintes obras neste primeiro semestre: “Prisioneiras”, de Dráuzio Varella; “Anne Frank (HQ)”, de Sid Jacobson e Ernie Colón; “A menina do capuz vermelho e outras histórias de dar medo”, de Angela Carter. “Os próximos encontros acontecerão nas seguintes datas: 28 de abril, 19 de maio, 16 de junho e 23 de junho em São Paulo, com a presença do escritor Luiz Ruffato”, informou.

A FACCAT faz parte da Liga das Universidades Leitoras instituída pela Companhia das Letras. Ao implantar o Clube de Leitura, a FACCAT tem contribuído para a formação de um público leitor, crítico e criativo, bem como incentivado o debate, interação e a socialização do conhecimento entre os participantes.